terça-feira, 10 de setembro de 2013

São os sinais das funções orgânicas básicas , sinais clínicos de vida, que refletem o equilíbrio ou o desequilíbrio corporal. O atendimento de enfermagem adequado implica na observação do paciente como um todo, incluindo ambiente que o cerca, emoções, renda mensal, esporte e lazer.

Os quatro sinais vitais são:

  1. Pulso:Após cada batimento ou ciclo cardíaco, quando o sangue é ejetado do ventrículo esquerdo para a Aorta, a pressão e o volume resultantes provocam oscilações ritmadas em toda a extensão da parede arterial. Esta onda resultante é chamada de pulso. O pulso fica evidenciado quando há a palpitação de uma artéria.
  2. Temperatura: A temperatura corporal normal de varia dependendo do sexo, de suas atividades físicas recentes do consumo de alimentos e de líquidos e das mulheres, estágio do ciclo menstrual. temperatura corporal normal pode variar de 36.5ºC a 37.2ºC. Onde aferir temperatura: (Axilar {temperatura axilar pode ser mais baixa que temperaturas aferidas pelas vias retal e oral}/Oral {temperatura medida pela boca}/Retal {temperatura medida via anal} )
  3. Respiração: Avalia por meio da observação todo o ciclo respiratório se está dentro de sua normalidade. Suas classificações são (Dispnéia: Alteração no ato de respirar, ou seja, diminuição da frequência respiratória relatada pelo paciente como "falta de ar"/Eupinéia: Paciente respira normalmente/ Bradipnéia: redução da frequência respiratória/Apnéia: Ausência de movimentos respiratórios, que pode ser transitória em indivíduos com distúrbio da regulação central de ventilação (Ex.:Apnéia do sono)/ Ortopnéia: Dispnéia em decúbito/ Taquipnéia: Aumento da frequência respiratória.
  4. Pressão Arterial: A pressão arterial é a função do produto: débito cardíaco x resistência vascular periférica, ou seja, a pressão arterial reflete a pressão que o sangue exerce contra a parede dos vasos. (pressão máxima: camada de pressão sistólica, é exercida pelo batimento cardíaco no momento em que o ventrículo esquerdo ejeta sangue através da artéria aorta. O termo sistólica, refere-se à sístole que é a fase de contração do ventrículo esquerdo seguido da ejeção de um volume de sangue (débito cardíaco)/ Pressão Mínima: Chamada de diastólica, que é a pressão que está continuamente presente nas artérias, na frase de relaxamento (diástole) é o enchimento do ventrículo esquerdo. É importante ressaltar que os valores da pressão arterial não são fixos, podem variar de acordo com o horário (dia e noite), posição, emoções e exercícios. Também pode se encontrar valores de pressão diferentes se aferido nos dois braços, idade e sexo. [Mulheres tem P.A. mais baixa que homens da mesma idade]. Em indivíduos adultos adultos, as cifras normais são próximas de 120mmHg para sistólica e 80mmhg para diastólica; em idosos podem ser considerados valores normais até 140x90mmhg.  


   

   
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário